1)
Quais são as
características do conhecimento científico e as do conhecimento do senso comum
ou empírico?
Em sua obra
intitulada “Convite a Filosofia”, Marilena Chauí, debate sobre alguns pontos
essências a Atitude Científica, como também para com o senso comum. Ela busca
salientar as diferenças entre esses pontos, com exemplos e conceitos que
propiciam ao leitor uma compreensão dos fatos atribuídos. Pois bem, a questão
acima, solicita descrever quais são as diferenças entre Conhecimento Cientifico
e Conhecimento Empírico, segue um quadro comparativo sobre ambos os pontos:
CONHECIMENTO
CIENTÍFICO
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CONHECIMENTO
EMPÍRICO
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Objetivos
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Subjetivos
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Quantitativos
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Qualitativos
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Homogêneo
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Heterogêneo
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Generalizador de acordo com as mesmas leis
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Generalizadores de opiniões e ideias
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Diferenciadores daquilo que parece ser
igual, desde que obedeçam as estruturas diferentes.
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Estabelecem relações de causa e efeito por
meio das generalizações
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Somente ocorre relações causais depois de
investigar a natureza ou estrutura do fato estudados e suas relações com
outros semelhantes ou diferentes.
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A regularidade, constância, repetição e
diferença das coisas não surpreendem e não chamam a atenção. O Extraordinário
sim, os surpreende.
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A regularidade, constância, frequência,
repetição e a diferença das coisas é surpreendente, onde o extraordinário é
algo particular do que é regular.
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Investigação científica é o mesmo que magia
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A investigação Cientifica não é magia, é
aquilo que opera para que ocorra um desencadeamento do mundo, onde ocorrem as
relações racionais que podem ser conhecidas e que tais conhecimentos podem
ser transmitidos a todos.
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Projetam no mundo sentimentos de angustia e
medo por conta do desconhecido.
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Com o conhecimento, o homem pode
libertar-se do medo.
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Criam-se preconceitos, com os quais são
interpretados a realidade que cerca os sujeitos e todos os acontecimentos.
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Renovar e modificar estão sempre presentes
na investigação científica.
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Separam-se os elementos objetivos e
subjetivos de um fenômeno.
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Constroem um fenômeno com um objeto de conhecimento.
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Demostram e provam os resultados obtidos
durante uma investigação científica.
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Relacionam um fato isolado com outros
fatos, de forma a integra-lo em uma explicação racional unificada.
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“formular um conjunto sintético de
conceitos que expliquem e interpretem as causas e os efeitos, as relações de
dependência, identidade e diferença entre todos os objetos que constituem o
campo investigado.”
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Assim, ela ressalta ainda que o senso comum é
baseado em costumes, formalismo e histórias. Já a já a investigação científica
é baseada em “pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência
de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a
realidade”.
Dewey (1979) retrata que o pensamento
empírico dá lugar a doutrinas que quando inculcadas e transmitidas, podem-se
converter-se em dogmas. Desta maneira, relata ainda que os homens acabam
tornando-se ao longo do tempo “depositários e transmissores – instrutores – das
doutrinas estabelecidas".
2)
Como o professor deve
trabalhar com estas diferenças em sala de aula?
O professor deve
trabalhar e desenvolver estas diferenças a todo o instante, pois muitos
estudantes trazem consigo o senso comum, onde muitas vezes é no ambiente
escolar que tomam ciência do conhecimento científico.
Desta forma, é
preciso levantar questionamentos sobre o empírico e aplicar assim o
conhecimento científico, mostrar o conceito de outra forma, outro olhar, com
afirmações, investigações que comprovem como tal fato é realmente, e não, como
acham que ele é. E ainda ressaltar que isso não é uma verdade única, que estará
sujeita a novas investigações, pois, ela não é uma doutrina.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13ª Ed. São Paulo: Ática, 2004. Unidade 7 –
Cap. 1- A atitude cientifica, Cap. 2 – A ciência na história e Cap. 3 – As
ciências humanas.
DEWEY, John. Como pensamos. Tradução: Haydée Camargo Campos. $ª Ed. São Paulo:
Nacional, 1979ª. Atualidades pedagógicas; vol. 2. Cap. 13 – O pensamento
empírico e o pensamento científico. P. 188-200.
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