Em sua obra, Nagle,entre as páginas 114-117, observamos a diferença entre o entusiasmo e o otimismo na educação, sendo que no entusiasmo observamos seu surgimento nos anos de transição do Império para a república, por volta de 1887 e 1896, sofrendo um recuo entre os anos de 1896 a 1910, lembrando que seu apogeu foi entre os anos de 1910 a 1920.
Em seu caráter quantitativo, percebe-se que sua ideia resumia-se pela expansão da rede escolar e na tarefa de desanalfabetizar o povo.
Já o Otimismo, entre meados dos anos 1900 teve seu ápice na segunda República, por volta mais exatamente entre 1930, buscava na otimização do ensino, queria uma melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar, como citado no texto " sua ênfase aconteceu nos aspectos qualitativos da problemática educacional".
Ótimo...
ResponderExcluirÓtimo! Sucinto e muito esclarecedor. Me ajudou a estudar para a minha prova de História da Educacão II. Parabéns e obrigada!
ResponderExcluirTanta titulação p/ dizer 3 parágrafos? E o mestrado/doutorado?
ResponderExcluirOlá Paula Patrícia, quando realizei a publicação deste pequeno texto ainda estava na graduação e ele contava como pontuação, pois, o blog foi criado como atividade avaliativa.
ExcluirEstou buscando o ingresso no mestrado e assim que for possível irei disponibilizar textos maiores.
espero que ele tenha lhe ajudado em algo.
à disposição
Poderia ter colocado a pagina da citação. :(
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