*-*

Todas as pessoas têm conhecimentos.
Não há ninguém que saiba tudo;
Não há ninguém que não saiba nada!
Freire.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O entusiasmo pela Educação e o Otimismo pedagógico - Jorge Nagle

           Em sua obra, Nagle,entre as páginas 114-117, observamos a diferença entre o entusiasmo e o otimismo na educação, sendo que no entusiasmo observamos seu surgimento nos anos de transição do Império para a república, por volta de 1887 e 1896, sofrendo um recuo entre os anos de 1896 a 1910, lembrando que seu apogeu foi entre os anos de 1910 a 1920.
           Em seu caráter quantitativo, percebe-se que sua ideia resumia-se pela expansão da rede escolar e na tarefa de desanalfabetizar o povo.
           Já o Otimismo, entre meados dos anos 1900 teve seu ápice na segunda República, por volta mais exatamente entre 1930, buscava na otimização do ensino, queria uma melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar, como citado no texto " sua ênfase aconteceu nos aspectos qualitativos da problemática educacional".

5 comentários:

  1. Ótimo! Sucinto e muito esclarecedor. Me ajudou a estudar para a minha prova de História da Educacão II. Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Tanta titulação p/ dizer 3 parágrafos? E o mestrado/doutorado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula Patrícia, quando realizei a publicação deste pequeno texto ainda estava na graduação e ele contava como pontuação, pois, o blog foi criado como atividade avaliativa.
      Estou buscando o ingresso no mestrado e assim que for possível irei disponibilizar textos maiores.
      espero que ele tenha lhe ajudado em algo.
      à disposição

      Excluir
  3. Poderia ter colocado a pagina da citação. :(

    ResponderExcluir