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Todas as pessoas têm conhecimentos.
Não há ninguém que saiba tudo;
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Freire.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Reformas Pombalinas

Olá Pessoal, segue abaixo fatos importantes da Reforma Pombalina!!
REFORMAS POMBALINAS

As reformas educacionais de Pombal visavam a três objetivos principais: trazer a educação para o controle do Estado; secundarizar a educação e padronizar o currículo (Maxwell, 1996, p. 104).



  1. Criação da aula de Comércio - 1759:Destinada ao ensino da arte do comércio e promoção desta atividade e dos comerciantes;
  2. Diretor de estudos:
  •  Em 06 de julho de 1759 Pombal estabeleceu o posto de Diretor de Estudos com a finalidade de fiscalizar o estabelecimento de um sistema nacional de educação (Maxwell, 1996, p. 105);
  • Suas funções abrangiam coordenação, preparação de relatórios anuais, inspeção e administração de sistema;
3.Reforma dos Estudo Menores - 1759 - 1772: 
  •        Correspondiam ao Ensino Primário e Secundário;
  •          Através do Alvará Régio de 28/06/1759 houve a reforma dos estudos de humanidades – correspondente ao nível secundário;
  •         As aulas régias* deveriam servir antes de tudo aos interesses seculares, econômicos, políticos e ideológicas do Estado
  •          Para os Estudos Menores tratava-se de ensinar o vernáculo (a língua própria de um país ou região; língua nacional)começar pela língua materna e a gramática;
  •          A partir da reforma dos ensino secundário, os livros de Antonio Pereira de Figueiredo sobre gramática e composição passaram a ser exigidos em todas as escolas estaduais de Portugal e do Brasil;
4.CRIAÇÃO  do Colégio dos Nobres - 1761 e aberto em 1766

  •         O objetivo era proporcionar aos filhos da nobreza as habilidades profissionais necessárias para o governo ou para o serviço militar;
  •         Seu estatuto foi promulgado em 1761, mas só em 1766 abriram suas portas
5.Reforma dos Estudos Maiores ou Universidade de Coimbra (1772):
  •        Toda a estrutura da Universidade foi submetida à revisão;
  •         Antes, a Universidade comportava as Faculdades de Teologia, Cânones, Direito e Medicina;
  •         Com a reforma foi criado um elenco de faculdades: Teologia, Direito Canônico, Direito Civil, Medicina, Matemática e Filosofia. Portanto, novas cadeiras atualizadas e com um quadro de professores nacionais e estrangeiros capazes de executarem o plano elaborado;
  •        Tratou de um novo método de ensino, de novos estudos de Filosofia Natural e de estender a todos os novos estudos da natureza;
  •         Os professores universitários seriam pagos pelo Estado e deveriam passar por um exame público para obter suas posições;
Quanto ao método:

  •        Toda a estrutura da Universidade foi submetida à revisão;
  •        Antes, a Universidade comportava as Faculdades de Teologia, Cânones, Direito e Medicina;
  •        Com a reforma foi criado um elenco de faculdades: Teologia, Direito Canônico, Direito Civil, Medicina, Matemática e Filosofia. Portanto, novas cadeiras atualizadas e com um quadro de professores nacionais e estrangeiros capazes de executarem o plano elaborado;
  •         Tratou de um novo método de ensino, de novos estudos de Filosofia Natural e de estender a todos os novos estudos da natureza;
  •         Os professores universitários seriam pagos pelo Estado e deveriam passar por um exame público para obter suas posições;
Quanto aos novos estudos e sua expansão a todos os alunos:
  •        Uma das novidades da visão racionalista e empirista foi a criação das Faculdades de Matemática e Filosofia Natural com o complemento dos laboratórios – pela superação do conhecimento literário e especulativo jesuítico.
6. criação da Real Mesa Censória - 1768 ministério:
    •         Espécie de Ministério a quem cabia a organização, a censura e  a direção de todos os colégios para os estudos das primeiras idades;
    •          Em 1771 o Diretor de Estudos foi substituído por uma Real Mesa Censória e o sistema estadual foi ampliado para incorporar: escolas de leitura, composição e cálculos e para aumentar o número de aulas de latim, grego, retórica e filosofia; 
    7. Figuras Importantes:
    •        Frei Manuel do Cenáculo Vilas Boas – como pedagogo e reformador do ensino, foi um dos mais próximos colaboradores de Pombal;
    •         Além disso, tiveram destaque Luis Antonio Verney, Alexandre de Gusmão e Ribeiro Sanches
    REFERÊNCIA: 
    MAXWELL, Kenneth. Marquês de Pombal: paradoxo do iluminismo. RJ: Paz e Terra, 1996.
    Att: Andrieli Dal Pizzol





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