*-*

Todas as pessoas têm conhecimentos.
Não há ninguém que saiba tudo;
Não há ninguém que não saiba nada!
Freire.

domingo, 14 de agosto de 2011

Olá Pessoal1
No início do ano, a professora Manuela, fez a seguinte proposta de trabalho, sobre o o filme a missão:
roteiro pedagógico:
  • analisar o contexto histórico, relações entre nativos e colonizadores e a educação da época, sendo assim todos os aspectos importantes do filme.
Dados do filme:
Título original: The Mission
Gêneros:  Drama, Guerra
Ano: 1986
Direção: Roland Joffé

Aqui está a minha análise:
Roteiro Pedagógico: A Missão
O filme se passa pela época do ano de 1750, época em que ocorreram as grandes disputas por territórios entre Portugal e Espanha.
Ocorria então a colonização da America do Sul, em que Espanha e Portugal disputam pela terra brasileira e dos demais países vizinhos. Nessa época estavam em andamento às missões jesuítas da Igreja Católica, os jesuítas ocupavam grande território brasileiro adestrando os indígenas, catequizando-os para o cristianismo. De certa forma as missões impediram a colonização de se alastrar por todo o território em curto tempo de espaço (mas só adiaram algo, que já estava pré meditado), porém com isso, os indígenas foram obrigados a mudar seus hábitos e costumes, tradições e crenças, para passarem a acreditar na vontade “Deus”, que estava sendo impregnada pelos padres jesuítas.
Quando a igreja começa a perder o controle sobre as terras colonizadas, estes indígenas são abandonados, sendo estes sacrificados, claro que o filme relata que os padres jesuítas se voltam perante a igreja pelo abandono aos índios, mas será que todos os padres jesuítas desistiram de suas vidas, para enfrentar juntamente com os indígenas a colonização e o massacre que ocorreu? Fica este questionamento.
Com o avanço da colonização por volta do ano de 1759, e a tomada de poder pelo marquês de Pompal, faz que as missões sejam retiradas, e a igreja católica se fecha novamente perante o poder da época.
A relação dos indígenas com os colonizadores era a de que estes índios eram apenas “animais selvagens” que deveriam ser adestrados para prestarem serviço aos comandantes da época, por isso houve a escravização dos indígenas, que eram pegos de suas tribos, e infelizmente, jogados ao mundo totalmente diferente do que pertenciam.
A educação da época, era a ministrada pelos padres jesuítas, que ao catequizarem os indígenas para a igreja católica possuir mais membros, os ensinavam o básico para a catequização dos mesmos. Foi através da Igreja católica e das missões impostas aqui no Brasil, que surgem as primeiras escolas de ensino laico, mesmo que estas apenas transmitiam os conhecimentos significativos à igreja. Esta foi se isso se pode dizer uma contribuição qualitativa, embora com essa contribuição a população nativa de nossa terra tenha sido quase exterminada.  
Andrieli Dal Pizzol

Para assistir um trailer do filme, CLIQUE AQUI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário