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Freire.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Ensino Monitorial/ mútuo no Brasil ( 1827 - 1854)

             O Ensino Monitorial/ mútuo no Brasil ( 1827 - 1854) por Maria Helena Camara Bastos.
            Neste texto encontramos informações importantes sobre o método Lancasteriano ou monitorial mútuo, este método esteve intimamente ligado a necessidade de extensão da educação a todas as classes sociais.
este método foi introduzido oficialmente em 15 de outubro de 1827, sendo a primeiro lei sobre a Instrução Pública Nacional do Império do Brasil, propõe a criação de escolas primárias.
a partir do método é dado o mando de criação de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares do Império, sendo em todos os lugares necessários.
            Antes do ensino monitorial o estudo era caracterizado por ser individual, o professor dedicava poucos momentos a cada aluno.
           Já no fim do século XVII foi introduzido o método simultâneo, o professor orientava os alunos ao mesmo tempo, e estes eram organizados de acordo com o seu interesse. 
neste dois métodos podemos observar que o centro do ensino era o professor, já diferente do ensino monitorial, em que a responsabilidade é dividida entre os professores e os monitores, assim ocorrendo uma democratização das funções de ensinar. 
            Com isso os melhores alunos da sala eram escolhidos pelo professor a se tornarem monitores.
Lancaster em 1798, cria uma escola para crianças pobres de Londres, em que havia um monitor em cada sala de aula e um professor para coordenar a escola.
            Haviam diversas críticas ao método, sendo uma delas a incompetência dos monitores, que eram na maioria incapazes de realizar explicações a mais sobre o conteúdo, pois isso ficava restrito ao professor.
              Em 1820 o método é implantado no Brasil.


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