segue em anexo, um plano de aula para educação de jovens e adultos, alfabetização. este plano foi desenvolvido por mim e pela minha colega Erica Krupek, para a disciplina de Educação de jovens e adultos, não chagamos a aplica-lo, mas este traz modelos de algumas atividades interessantes para se trabalhar com turma de EJA. Não esqueça se nos referenciar quando utiliza-lo. =)
Tema
gerador: BEBIDA
I.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola
Municipal Couto Ferraz EIEF – Educação de Jovens e Adultos – Alfabetização
Profª Andrieli Dal Pizzol
Profª Erica Krupek
II.
Objetivos específicos
·
Analisar os diferentes tipos de bebidas,
sendo naturais e industrializadas;
·
Compreender e relacionar os benefícios e
os danos que a bebida pode causar;
·
Realizar a produção de escrita de
palavras e sequências lógicas seguindo as orientações de cada atividade;
·
Desenvolver ações coletivas no sentido
de superação dos problemas, sendo eles, o consumo excessivo de bebidas
alcoólicas e industrializadas e a falta de consumo de bebidas naturais.
III.
Justificativa
A
procura da escola pelos jovens e adultos muitas vezes se dá pelo fato da
necessidade da melhoria nas condições de trabalho e também pela vontade de
aprender a ler e escrever. Sabemos que muitos têm o incentivo da família para
buscar o conhecimento e desta forma, cabe ao educador proporcionar momentos de
debates, interações sociais que englobam os problemas que a sociedade vive
hoje.
Nesse
sentido, ao propor a temática referente à bebida buscou-se proporcionar esses
momentos de debate e vivencias em sala de aula, pois este tema está presente na
vida de muitos jovens e adultos, considerando que muitas famílias sofrem com o consumo
abusivo de bebidas alcoólicas e que também não ocorre bebidas naturais,
restringindo muito a bebida industrializadas que acabam acarretando em
problemas de saúde.
IV.
Encaminhamentos/materiais
1. CONVERSA
INICIAL problematizando com os educandos a frase “A bebida pode fazer bem ou mal.”. Serão feitas algumas perguntas
relacionadas ao tema, sendo:
Vocês
gostam de bebidas? Quais?
Qual
bebida é mais consumida em sua casa?
De
onde vem a bebida consumida em sua casa?
Qual
é a sua bebida favorita?
Que
tipo de bebida você não gosta? Por quê?
Quais
bebidas você considera saudáveis?
Quais
considera prejudiciais à saúde?
Quais
bebidas você gostaria de experimentar? Por quê?
Conforme
as respostas dos educandos, as mesmas serão anotadas no quadro de giz para
posteriormente trabalhar com o quadro de referência.
As
respostas das perguntas serão utilizadas em um quadro.
Nome
|
Quantidade
|
Suco
de laranja
|
+
+
|
Cerveja
|
+
+ + + +
|
Refrigerante
|
+
+ + + + + + + +
|
Vale
destacar que as atividades terão como base a frase e os questionamentos
realizados.
2. DESTACAR
A PALAVRA E AS SÍLABAS
Os
educandos irão escrever em seu caderno com o auxílio à frase, lendo-a em
seguida, destacando a palavra BEBIDA. Ex:
A bebida
pode fazer bem ou mal.
bebida
be
- bi – da
b
– e – b – i – d – a
ba
– be – bi – bo – bu
da
– de – di – do – du
3. DESCOBERTA
DE PALAVRAS
Com
o auxílio do alfabeto móvel os educandos irão formar palavras utilizando as
famílias silábicas da palavra bebida.
Ex:
BIBA, BIDA, BEBI, BABA, DADO, DEDO, BODE, DIDO, DEBA, BOBO, BOBI, BÊBADO, BOBA,
BIDE, BIDU, DUDU, DODO, ETC.
4. RECONHECER
AS NOVAS SÍLABAS NOS NOMES DOS COLEGAS
Utilizando
uma “forca montável”, os educandos deverão adivinhar o nome do colega. A cada
acerto o nome irá aparecer e se caso não acerte a letra, uma peça do boneco
será retirada. Cada nome apresentado na forca deverá ser registrado no caderno
pelos educandos.
Cada
educando irá receber um jogo de sequência lógica, para que consiga organizar as
imagens na sequência correta. Após cada um realizar a respectiva atividade, o
educador deverá contextualizar as sequências. Em uma roda de conversa irá
dialogar as consequências boas e más da bebida.
Ex
1: Homem ; bar; homem bebendo; homem bêbado.
6. Exercício
de fixação
Encontre
no caça-palavras as palavras que estão relacionados a temática trabalhada.
ÁGUA
– BEBIDA – SUCO – REFRIGERANTE – PINGA - CERVEJA
R E F R I G E R A N T E
E D J K O L U N T U C O
Q S E F T H U K O Ç P Z
A B S E R V E Á G U A X
P Q W E R T Y U I O P A
I Z X B J C E R V E J A
N V H Y T G V P L I M B
G B E B I D A K S U C O
A A U R V O A Z C N L F
AGORA
SEPARE EM SÍLABAS AS PALAVRAS ENCONTRADAS E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR
PALAVRA
|
SEPARAÇÃO
EM SÍLABAS
|
NÚMERO
DE SÍLABAS
|
7. Ação
prática
O
professor juntamente com os educandos produzirão panfletos a partir da
problematização inicial, enfocando as consequências que a bebida pode causar,
os benefícios e malefícios.
Em
seguida, serão entregues revistas e jornais para que cada educando recorte
imagens e figuras relacionadas ao tema.
No
início da aula, ou no intervalo da mesma, os educandos entregarão para todos os
sujeitos da escola os panfletos confeccionados.
V.
Avaliação
A avaliação será feita observando-se
da participação dos educandos durante o processo de aplicação das atividades e
das rodas de conversa, que nos ajudarão a analisar o que eles entenderam dos conteúdos
expostos. Será observada também a interação com o tema, deixando abertos
espaços para discussões.
Deste modo, alguns
critérios devem ser avaliados com mais precisão, tais como a interação ao tema
proposto inicialmente com a problematização da frase “A bebida pode fazer bem ou mal”, os educandos deverão expressar neste
momento suas opiniões sobre a temática. Como também a produção de escrita que
cada educando irá desenvolver, tanto na atividade que se destaca a palavra
bebida e suas sílabas, e a descoberta de novas palavras, que terão como auxílio
o alfabeto móvel para a formação de novas palavras, que serão registradas no
caderno de cada educando.
Com o jogo da forca,
serão avaliados os critérios que os educandos usarão para descobrir as silabas
novas no nome dos colegas de classe.
No jogo de sequência
lógica, será observado o desempenho de cada educando ao organizar a sequência
correta, fazendo com que ele utilize todo seu potencial.
O caça-palavra auxilia
o educando em desenvolver seu raciocínio e concentração.
Para finalizar, a ação
prática será o fechamento, assim, será avaliado o que os educandos
compreenderam das aulas, realizando a entrega de panfletos para os demais
educandos da escola.
VI.
Referência
CASTRO, Edson. Homem bêbado. Disponível em:
<http://castrodiantedotrono.blogspot.com.br/2010/12/o-discurso-de-um-bebado-pv-201.html#.UbHZbOc3tSM>
Acesso em 07 jun 2013
Espremendo
suco de laranja.
Disponível em: http://www.rainhasdolar.com/media/1/orange_2.jpg,
acesso em 07 jun 2013
Homem. Disponível em:
http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-homem-dos-desenhos-animados-image14657796
acesso em 07 jun 2013
Homem
bebendo.
Disponível em: <http://www.canstockphoto.com.br/bebendo-garrafa-homem-6840046.html>
Acesso em: 07 jun 2013
Laranjas. Disponível em http://br.freepik.com/fotos-gratis/fruta--alimento--uva-fresca--lavando_505074.htm,
acesso em 07 jun 2013
PINHEIRO, João. O bar do Pilequinho. Disponível em: <http://opatifundio.com/site/?p=70>
Acessado em: 07 jun 2013.
SILVA, Edson. Folha press. Pomar de laranja. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1098280-reuniao-para-discutir-futuro-da-laranja-termina-sem-acordo.shtml,
Acesso em 07 jun 2013
SHUTTERSTOCK. Sucos. Disponível em: http://www.itodas.com.br/corpo-e-dieta/aprenda-a-fazer-sucos-desintoxicantes/,
acesso em: 07 jun 2013
VII.
Anexos
Textos
relacionados a bebidas alcoólicas, para estudo do professor.
BORGES, Alessandra. Entenda como o álcool afeta o organismo.
Disponível em: <http://destrave.cancaonova.com/entenda-como-o-alcool-afeta-o-organismo-2/>
Acessado em: 07 jun 2013.
PEREZ, Mário Castro Alvarez. Consumo de álcool e
suas conseqüências: Uma análise sem moderação. Disponível em: <http://www.pr4.ufrj.br/mortalidade_do_consumo_de_alcool_e_suas_consequencias_uma_analise_sem_moderacao.htm>
Acessado em: 07 jun 2013.
Vídeo: Efeitos do álcool no organismo.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WOXbVmzz-_I>
Acessado em: 07 jun 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário