*-*

Todas as pessoas têm conhecimentos.
Não há ninguém que saiba tudo;
Não há ninguém que não saiba nada!
Freire.

sábado, 3 de setembro de 2011

PERÍODO JESUÍTICO

O movimento Jesuítico ocorre na mesma época em que o movimento humanista - contra reforma (1517) ocorre, que teve como líder Martin Lutero.
em 1545 ocorre o concilio de Trento, que com ele muda-se diversas ideias principalmente as do Governo Português.
Com  isso o Papa da época, influência na contratação dos padres Jesuítas para promover a religião católica por meio da educação. sendo que perceberam que por meio da educação era mais fácil trazer fies para a Igreja católica.
Ocorrendo nessa época no Brasil, a evangelização dos nativos - índios- que se basearam em uma educação catequizadora e institucionalizada.
o objetivo dessa ordem no Brasil era a catequese, missionação e educação, os padres jesuítas utilizavam-se de teatros, cantos de corais e práticas educativas que consideram as reais necessidades dos nativos.
lembrando que a educação jesuítica esteve fortemente ligada a formação Cristã - atendendo a elite - deveria ocorrer a leitura de textos clássicos e religiosos, domínio retorica, em que não se tinha uma preocupação em estudar as ciências da natureza, pois estes só exploravam na prática, não era considerado um conteúdo posto das práticas jesuíticas educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário